Estado teve 441 processos de adoção concretizados ao longo de 2023.
Santa Catarina teve 441 processos de adoção concretizados em 2023, segundo dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA). São famílias que percorreram um longo caminho e seguiram várias etapas até conseguir o direito de ficar com o menor.
O estado tem atualmente 3.020 candidatos habilitados à espera de uma criança. Quando os pretendentes são consultados e iniciam o estágio de convivência com o filho adotivo, são acompanhados pela equipe forense. O perfil mais aguardado é de menina de até 5 anos de idade, saudável.
Por outro lado, há crianças maiores e adolescentes aguardando por um lar, que podem ser encontrados no “Busca Ativa”. No sistema estão inseridos grupos de irmãos, adolescentes e crianças/adolescentes com necessidades específicas de saúde ou deficiências, que não atendem as expectativas da maioria que aguarda por anos nas filas.
Conheça o processo de adoção
Podem adotar pessoas maiores de 18 anos, independentemente do sexo e do estado civil, desde que seja respeitada a diferença de 16 anos entre quem deseja fazer a adoção e a criança acolhida.
O processo de adoção é gratuito e deve ser iniciado na Vara de Infância e Juventude da comarca de residência do pretendente, onde será feito um cadastro com a entrega de documentos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente para apreciação.
O próximo passo é o encaminhamento para participação no programa de preparação. Na sequência, os candidatos passam por avaliação da equipe interprofissional para conhecer as motivações e expectativas, bem como a rede de apoio e condições materiais dos pretendentes.
Após essas etapas, o juiz analisa os documentos e, caso o candidato demonstre condições de se habilitar, ele é inserido no Cadastro Nacional de Adoção e aguarda por um tempo, que varia de acordo com o perfil de criança escolhido.
Valdecir de Oliveira está em tratamento contra câncer há cinco anos e sofreu AVC, ficando impossibilitado de trabalhar.
Ministros formaram maioria para manutenção da prisão do ex-jogador nesta sexta-feira (22); placar da votação está 7 a 1
Natacha Horana, ex-bailarina do Faustão, foi detida pela Guarda Municipal de Balneário Camboriú em julho de 2020 durante a pandemia, quando aglomerações eram proibidas
Músico perdeu o controle do veículo na ERS-307, em Santa Rosa, e acabou capotando no dia 11 de novembro. Segundo nota da banda Os Atuais, artista vai seguir recuperação em casa.
Aeromusic promove shows, saltos de paraquedas e vôos panorâmicos
Em outubro, vencimentos dele foram de R$ 110 mil, de acordo com dados disponíveis no portal do Tribunal de Justiça.