Vinhos coloniais, vinagres e outras bebidas alcoólicas sem procedência foram apreendidos na operação.
A Operação Ronda Agro, realizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), apreendeu nesta semana 72.946 litros de produtos, entre vinhos coloniais, vinagres e outras bebidas alcoólicas, que se encontravam em situação irregular. O valor aproximado de prejuízo aos infratores é de R$ 1 milhão.
A ação ocorreu no município de Pinheiro Preto, na região do Meio-Oeste de Santa Catarina, e teve como objetivo combater à rede criminosa de produção, distribuição e comercialização do vinho colonial fraudado, principalmente perto de datas festivas.
Ao todo, foram fiscalizados três estabelecimentos produtores de vinho e derivados da uva, além de dois locais que serviam como depósito do produto irregular.
Durante a operação, as equipes também flagraram a produção clandestina de vinagre colonial em um galpão nas dependências de uma das vinícolas fiscalizadas, além da colocação de rótulos irregulares em vinhos coloniais e outras bebidas nos fundos de um dos depósitos.
Participaram da ação, servidores que atuam no Vigifronteira, além de especialistas da Coordenação de Fiscalização de Vinhos e Bebidas e dos Serviços de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal. A operação contou ainda com o apoio do Centro Integrado de Operações de Fronteira do Ministério da Justiça e Segurança Pública (CIOF/MJSP).
Para o consumidor, o coordenador de Fiscalização de Vinhos e Bebidas, Marcelo Mota, faz o alerta sobre o risco de consumir produtos que não possuem registro no Mapa.
“Além de os consumidores estarem sujeitos a pagar caro por um vinho irregular, não há segurança sobre a natureza do líquido contido nas garrafas, que pode ser desde uma bebida adicionada de aditivos com a intenção de reproduzir, de forma enganosa, um produto idôneo, até uma bebida elaborada com ingredientes proibidos e que podem colocar em risco a saúde humana”, destaca.
Ainda conforme o Mapa, bebidas, vinhos e derivados da uva e do vinho comercializados devem ser registrados junto ao órgão e este número de registro deve ser informado no rótulo.
Certificação do falecimento está presente na declaração de óbito assinada pelo professor Andrea Arcangeli, diretor do Departamento de Saúde e Higiene do Estado da Cidade do Vaticano.
Tratamento combate progressão do Alzheimer ao quebrar placas que se formam no cérebro do paciente
Testamento de Papa Francisco promove mudanças no funeral, que será marcado pela simplicidade no próximo sábado (26)
Síndrome de Lobisomem se caracteriza pelo crescimento excessivo de pelos em todo o corpo, exceto nas palmas das mãos e solas dos pés
Pediatra explica motivos mais comuns para o bebê acordar à noite.
Prática pode causar efeitos duradouros na autoestima e no emocional da vítima.