A adolescente de 16 anos havia sido vista pela última vez na sexta-feira (15) no bairro Profipo, em Joinville
Uma adolescente, de 16 anos, que havia desaparecido em Joinville, no Norte de Santa Catarina, foi encontrada nessa terça-feira (18) em uma casa abandonada em Balneário Camboriú, a quase 100 quilômetros de distância do último local onde foi vista.
Natural do Paraná, a menina estava desaparecida desde o último sábado (15), quando foi vista no bairro Profipo, em Joinville. Após investigação conduzida pela Polícia Civil de Santa Catarina, ela foi localizada em condições precárias de saúde e higiene, sem acesso a água e comida por pelo menos dois dias.
A adolescente foi encaminhada a um hospital de referência, onde recebe atendimento médico e suporte de assistência social. Em último contato com a reportagem do ND Mais na noite dessa terça-feira (18), a mãe da adolescente informou que estava indo reencontrar a filha. “Estou tão emocionada que nem consigo falar, mas quero muito agradecer à imprensa por ter dado visibilidade ao caso”, disse.
Investigação: o que se sabe sobre o desaparecimento
A Polícia Civil segue com as investigações para esclarecer as circunstâncias do desaparecimento. Entre as linhas de apuração, estão as hipóteses de induzimento à fuga, automutilação ou suicídio por meio de redes e jogos on-line, conforme os artigos 122 e 248 do Código Penal.
Trabalho coordenado das forças de segurança
O resgate da jovem foi resultado de um esforço conjunto entre diferentes órgãos de segurança. Participaram da operação equipes da DCE/Joinville (Delegacia de Combate ao Estelionato de Joinville), da 2ª DRP/Joinville (2ª Delegacia Regional de Polícia de Joinville), da GM/Balneário Camboriú, (Guarda Municipal de Balneário Camboriú, do Cyberlab/DIPC (Cyberlab é um laboratório de investigação cibernética vinculado ao Departamento de Inteligência da Polícia Civil) e do NINT-2 (Núcleo de Inteligência da 2ª Delegacia Regional de Polícia)
Tecnologia usada para encontrar menina desaparecida
Para auxiliar nas buscas, a Polícia Civil acionou o protocolo Amber Alert Brasil, um programa da Meta em parceria com a PCSC. Esse sistema emite alertas com informações sobre crianças e adolescentes desaparecidos ou em situação de risco iminente, desde que o desaparecimento tenha ocorrido há no máximo 72 horas.
Os alertas são enviados por meio das redes sociais Instagram e Facebook para usuários localizados em um raio de aproximadamente 160 quilômetros do último ponto onde a criança ou adolescente foi visto, ampliando as chances de localização rápida.
Vítima já estava sem sinais vitais quando bombeiros chegaram ao local.
Motorista disse que pulou da cabine antes de veículo descer barranco.
Polícia informou que corpo estava em estado de decomposição e tinha sinais de violência.
Idoso de 65 anos foi transferido ao hospital de Chapecó com fratura na perna e hemorragia.
Vítima de 65 anos foi atingida pela árvore na tarde desta quinta-feira
Acidente de trabalho ocorreu na tarde desta quinta-feira, em Xanxerê.