Cerca de 900 mulheres estão na fila para realizar procedimento.
O Ministério da Saúde autorizou a liberação de 100 milhões para cirurgias de reconstrução mamária que serão realizadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde), deste total, R$ 4 milhões serão destinados para Santa Catarina.
“É uma importante ação que irá melhorar a saúde e a autoestima das mulheres que tiveram câncer e precisaram retirar a mama”, destaca a Secretária da Saúde de Santa Catarina, deputada federal Carmen Zanotto.
Dados do Ministério indicam que mais de 20 mil mulheres no país aguardam na fila pelo procedimento na rede pública. A prioridade neste primeiro momento, é para mulheres submetidas à mastectomia total e aquelas com indicação de reconstrução mamária no mesmo ato cirúrgico.
Toda mulher que, em virtude do câncer, teve uma ou ambas as mamas amputadas ou mutiladas, tem direito a cirurgia de reconstrução gratuitamente pelo SUS.
Em Santa Catarina, de acordo com dados do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), em dezembro do ano passado, 898 mulheres estavam na fila de espera para o procedimento. As instituições de apoio as mulheres com câncer estão realizando uma busca ativa para incentivar que as pacientes entrem na fila para realizarem o procedimento, o que deve aumentar o número.
“O ideal é que a cirurgia de reconstrução ocorra no mesmo ato cirúrgico. Porém, algumas mulheres não conseguem realizar o procedimento e vão para a fila de espera”, destaca Zanotto, que já destinou R$ 1,5 milhão de emenda parlamentar em 2019, para cirurgias de reconstrução de mama em Santa Catarina.
Albiano de Camargo, 41 anos, teve alta no domingo (24) e relembrou os momentos vividos após uma grande quantidade de terra cair sobre ele em obra de drenagem na última quinta-feira (21).
Valdecir de Oliveira está em tratamento contra câncer há cinco anos e sofreu AVC, ficando impossibilitado de trabalhar.
Ministros formaram maioria para manutenção da prisão do ex-jogador nesta sexta-feira (22); placar da votação está 7 a 1
Natacha Horana, ex-bailarina do Faustão, foi detida pela Guarda Municipal de Balneário Camboriú em julho de 2020 durante a pandemia, quando aglomerações eram proibidas
Músico perdeu o controle do veículo na ERS-307, em Santa Rosa, e acabou capotando no dia 11 de novembro. Segundo nota da banda Os Atuais, artista vai seguir recuperação em casa.
Aeromusic promove shows, saltos de paraquedas e vôos panorâmicos