Tivi São Lourenço, 13 de abril de 2025
Política

Moção de Apoio para funcionamento da graduação em medicina em São Lourenço do Oeste é aprovada pelos vereadores

Borges comentou que a Unochapecó possui inserção regional fortemente marcada pela Macrorregião de Saúde Grande Oeste de Santa Catarina, abrangendo 78 municípios, incluindo Chapecó e São Lourenço

Por Assessoria Câmara

Atualizado em 09/04/2025 | 08:26:00

O poder Legislativo de São Lourenço do Oeste aprovou nesta segunda-feira (7), uma Moção de Apoio, de autoria dos vereadores Jader Ioris (PP) e Altair Borges (PP), e assinada por todos os vereadores, a ser encaminhada ao Ministro da Educação, Camilo Santana. O documento presta apoio à autorização para funcionamento do curso de graduação em medicina no município de São Lourenço do Oeste, na Unochapecó. 

Altair Borges comentou que a Unochapecó possui inserção regional fortemente marcada pela Macrorregião de Saúde Grande Oeste de Santa Catarina, abrangendo 78 municípios, incluindo Chapecó e São Lourenço do Oeste. “Essa macrorregião está subdividida em três regiões de saúde: Xanxerê (com 21 municípios e 201.124 habitantes), Oeste (com 27 municípios e 364.338 habitantes) e Extremo Oeste (com 30 municípios e 219.561 habitantes)”. 

O parlamentar comenta ainda que a instituição de ensino superior participa  do edital número 1, de outubro de 2023, que trata da chamada pública para seleção de propostas para autorização de funcionamento de cursos de medicina. “No planejamento para implantação do curso de medicina da Unochapecó campus São Lourenço do Oeste, o objetivo é atuar diretamente na Regional de Saúde de Xanxerê, em Santa Catarina. A instituição se compromete a oferecer a contrapartida necessária à estrutura de serviços, ações e programas de saúde para a implantação e o funcionamento do curso de graduação em medicina, conforme os investimentos previstos nos planos submetidos ao Ministério da Educação”, disse. 

Jader Ioris acrescenta ainda informações de que investimentos importantes poderão ser realizados na estrutura do local, dentre eles, cita a capacitação de profissionais da rede de atenção à saúde, a construção e/ou reforma da infraestrutura dos serviços de saúde; aquisição de equipamentos para a rede de atenção à saúde, financiamento de bolsas de Residência Médica em Programas de Medicina de Família e Comunidade e em, no mínimo, duas outras áreas prioritária, sendo elas, clínica médica, pediatria, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia. 

“A instituição é cumpridora das exigências onde, além da sua estrutura ser eficiente para comportar tal oferta, também podemos afirmar que nossa cidade tem a devida organização e porte para atender as demandas que certamente surgirão. Podemos afirmar ainda que este projeto representará um marco significativo para o desenvolvimento de toda a região, pois o impacto de um curso de medicina transcende o setor da saúde, promovendo a fixação de profissionais, o surgimento de novas cadeias produtivas na área da saúde, impulsionando a economia com a geração de empregos, empresas e laboratórios, e atraindo estudantes de todo o país para cursar medicina no município de São Lourenço do Oeste”.

NOTÍCIAS RELACIONADAS