Tivi São Lourenço, 25 de novembro de 2024
Gerais

Morre cadela de SC que atuou nas buscas por vítimas do desastre de Mariana

Cachorra tinha 13 anos e estava aposentada do Batalhão dos Bombeiros de Araranguá. Em 2015, Santa Catarina enviou cães de busca para procurar vítimas em Minas Gerais.

Por g1 SC

Atualizado em 21/03/2023 | 17:09:00

A cadela Mel, que atuou nas buscas por vítimas do desastre de Mariana, morreu na segunda-feira (20), informou o Corpo de Bombeiros Militar. A cachorra era aposentada do 4º Batalhão, localizado em Araranguá, no Sul catarinense.

Mel fazia dupla com o sargento Rodrigo Bonaldo Rafael e atuou em muitas ocorrências, incluindo em Mariana, em 2015. A cadela atuou por uma semana nas buscas por vítimas em Minas Gerais, conforme o sargento.

A cachorra estava com 13 anos quando morreu nesta segunda. Ela e o sargento atuaram juntos até 2017, ano em que Mel se aposentou.

Quando se aposentou, a cadela tinha oito anos. "De lá para cá, esteve morando comigo, saudável e ativa até que chegou o momento de descansar", declarou o sargento Rafael.

Em vida, a cadela recebeu certificações de nível estadual e também da Organização Internacional de Cães de Busca e Resgate (IRO, sigla em inglês para International Search and Rescue Dog Organisation), informou o Corpo de Bombeiros Militar.

Desastre de Mariana

Em 5 de novembro de 2015, uma barragem se rompeu e despejou toneladas de lama de rejeito no meio de um vale na área rural de Mariana. Dezenove pessoas morreram. Povoados foram riscados do mapa.

NOTÍCIAS RELACIONADAS