Tivi São Lourenço, 01 de novembro de 2024
Gerais

Mulher receberá indenização após gaze ser esquecida dentro do corpo dela em cirurgia

Paciente sofreu fortes dores e origem do problema foi descoberta 5 meses depois. Justiça condenou hospital e médico a pagarem R$ 20 mil de indenização por danos morais.

Por G1/SC

Atualizado em 12/05/2022 | 09:22:00

Uma mulher vai receber indenização após uma gaze cirúrgica ser esquecida dentro do corpo dela por cinco meses após uma cesariana. O procedimento foi feito em um hospital particular de Joinville, no Norte do estado. A unidade de saúde e o médico foram condenados pela Justiça a pagarem, juntos, R$ 20 mil à paciente por danos morais. Cabe recurso.

Em nota, a Unimed Joinville informou que está acompanhando o caso, que foi um caso isolado e que está em constante processo de aperfeiçoamento no compromisso com a segurança dos pacientes. A reportagem não conseguiu contato com a defesa do médico. A decisão é de 4 de maio e foi divulgada pelo Poder Judiciário nesta quarta-feira (11).

Entenda o caso

A paciente fez a cesariana em 2014. De acordo com a sentença, ela passou a ter fortes dores abdominais e outros sintomas duas semanas depois.

Ela procurou atendimento e se consultou com o médico que é réu no processo. Foi feito um raio-x, que identificou a presença de um corpo estranho na paciente. Segundo a sentença, o médico disse à mulher que havia a possibilidade de que ela poderia estar com câncer e era necessária uma bateria de exames.

Cinco meses depois, foi feita cirurgia para retirada do corpo estranho e descobriu-se que era a gaze cirúrgica, que foi esquecida na região pélvica durante a cesariana.

Na decisão, o juiz destacou que o procedimento do parto foi feito dentro do hospital e o corpo clínico é de responsabilidade da unidade de saúde.

NOTÍCIAS RELACIONADAS