Tivi São Lourenço, 23 de novembro de 2024
Gerais

Não coma menos, coma melhor!

Não coma menos, coma melhor!

Por Oeste Mais

Atualizado em 19/03/2024 | 09:05:00

Já perdi as contas de quantas vezes eu escutei: “Nutri mas eu como bem pouquinho e ainda engordo” ou então “parece que quanto menos eu como mais eu ganho peso”.

Preciso dizer, não é que parece, é o que acontece! Se você comer muito pouco, você ganha peso.

Espera Nutri, mas como assim, emagrecer não é um cálculo de comer menos para o corpo gastar o que está acumulado? E aqui vem a famosa resposta desta nutri: depende!

Para perder peso você precisa sim ter balanço energético negativo: gastar mais do que come. Só que, se esta conta for muito negativa, o teu corpo entende que existe algo muito errado acontecendo, que existe uma crise e que não existe mais alimento disponível, então o que ele faz? Economiza! Se está faltando, tem pouco, a gente economiza, não é mesmo?

A principal função do corpo é nos manter vivos, se ele entende que existe escassez de alimento ele “liga o alerta”, que significa deixar o metabolismo mais lento para gastar menos, ao mesmo tempo em que envia maior quantidade de mensagens de fome e qualquer alimento que entrar - saudável ou não - será acumulado para conter esta crise.

Será que você já percebeu tudo isso acontecendo em seu corpo quando você resolver fazer uma dieta restritiva? Naquele momento em você decidiu que iria só tomar shake, ou não comer mais carboidratos, ou então só almoçar? Eu sei que você está aí, balançando a cabeça e concordando!

Não adianta comprar briga com o nosso corpo. Para ter saúde e perder peso temos que entender como ele funciona e jogar junto com ele. Por isso eu acredito e defendo que não se deve restringir alimentos e sim adequar a quantidade e principalmente as combinações de grupos alimentares essenciais para que você possa ter uma alimentação realmente saudável.

Boas estratégias para começar a jogar a favor do teu corpo e metabolismo são:

- Não passar longos períodos em jejum sem orientação de profissional capacitado;
- Comer comida de verdade e não somente aquilo que vem em pacotes;
- Não substituir refeições por shakes, sucos ou outros líquidos;
- Respeitar os sinais de fome e saciedade;
- Não excluir grupos alimentares inteiros (carboidratos, gorduras, proteínas…)
Tem dúvidas se teu corpo está neste modo de alerta? Procure um nutricionista! É o profissional capacitado a te falar e orientar sobre alimentos e tudo que envolve estes processos no teu corpo.

Abraço da Nutri!

NOTÍCIAS RELACIONADAS