Tivi São Lourenço, 05 de outubro de 2024

DESTAQUE

Agustinho tem 51,0% das intenções de voto em São Lourenço do Oeste; Rennã; 30,8% e Silvian; 9,1%

Pesquisa Radar Inteligência foi encomendada pelo Portal TiviNet e ouviu 328 eleitores nos dias 1 e 2 de outubro.

Gerais

Nascimento virgem: 5 animais que se reproduzem sem acasalar

Alguns animais se reproduzem sem acasalar, em um processo chamado partenogênese

Por ND Mais

Atualizado em 05/10/2024 | 11:30:00

Você sabia que existem animais que se reproduzem sem acasalar? O fenômeno de nascimento virgem é chamado de partenogênese, quando fêmeas geram filhotes sem a necessidade de um macho.

 

Desta forma, as fêmeas ficam grávidas sem a necessidade de um macho fecundar o embrião. Os filhotes do parto virgem possuem 100% DNA da mãe, sendo verdadeiros clones.

5 animais que se reproduzem sem acasalar
Bicho-pau
No mundo animal, existem algumas espécies que se reproduzem sem acasalar. Semelhantes a grilos, louva-a-deus e gafanhotos, o bicho-pau faz parte da lista.

Os insetos-pau podem ser considerados os mais longos do mundo. Herbívoros, se alimentam de folhas e vivem na floresta.

Tardígrados
Tardígrados, também conhecidos como ursos-d’água, são organismos microscópicos que se reproduzem de duas formas, sendo sexualmente e assexuadamente – quando apenas um indivíduo está envolvido -.

Alternar entre as duas formas reprodutivas permite que os animais da espécie sobrevivam a condições climáticas adversas ou extremas.

Cobra-cega
Existem 200 espécies de cobras-cegas. A partenogênese permite que esses animais se multipliquem amplamente.

A cobra-cega se alimenta de insetos, larvas, besouros e minhoca. O nome faz menção a sua visão, que tem os olhos atrofiados. Assim, a cobra localiza as presas pelo olfato ou vibrações.

Crocodilos
Os embriões de crocodilos se desenvolvem a partir de ovos não fertilizados sem o macho. Em 2023, por exemplo, uma fêmea de crocodilo foi a primeira da espécie a engravidar sozinha.

O caso inédito aconteceu em um zoológico da Costa Rica em 2018, mas a história só divulgada agora em 2023 pela comunidade científica. Apesar do ovo ter sido posto pela crocodilo fêmea, o feto não sobreviveu, mesmo que estivesse totalmente formado.

Estrela-do-mar
As estrelas-do-mar podem se reproduzir pelo fissão do disco central. O disco central se quebra em dois, fazendo com que o braço se desprenda para dar à luz um novo organismo.

NOTÍCIAS RELACIONADAS