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Desde 2023, com a saída da empresa que prestava o serviço e sem um novo contrato, o Porto de Itajaí estava recebendo apenas cargas gerais.
Após um ano e meio, um navio de contêineres voltou a atracar no Porto de Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina, no fim da tarde deste domingo (7).
A embarcação trouxe consigo, em 600 contêineres, 1901 veículos da marca BYD, além de 13 ônibus e 66 caixas de tecido, segundo a superintendência do porto. A carga veio de Singapura e tem como destino Vitória (ES). A operação (descarga do navio) acontece na segunda-feira (8).
Desde 2023, com a saída da empresa que prestava o serviço e sem um novo contrato, o Porto de Itajaí estava recebendo apenas cargas gerais, como carros, celulose e vergalhões.
O Star Lysefjord entrou no canal de acesso aos portos por volta das 17h, depois da manobra de saída de outro navio de cargas gerais.
O navio deve sair do porto entre terça (9) e quarta-feira (10).
Conforme a superintendência, em 2022 o Porto de Itajaí chegou a movimentar mais de 4 milhões de toneladas, entre cargas gerais e conteinerizadas.
Em 2023, sem os contêineres, o número caiu para 370 mil toneladas
Em 2024, o valor está em pouco mais de 102 mil toneladas. Um prejuízo estimado em pelo menos R$120 milhões.
Contrato
A operação acontece através de um contrato de concessão temporária. A empresa vencedora da licitação no final de 2023 transferiu, no último mês, o serviço para a empresa JBS/Seara. O contrato tem validade de dois anos, enquanto o governo federal prepara o edital de arrendamento definitivo.
A empresa tem como compromisso entregar a movimentação de 44 mil contêineres por mês, segundo edital.
O Porto de Itajaí é público, de responsabilidade do governo federal e tem administração municipal. Parte da operação é pública e parte privada.
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