Tivi São Lourenço, 14 de novembro de 2024
Gerais

Pela primeira vez, Dia da Consciência Negra será feriado nacional

Lei que institui data foi sancionada em dezembro do ano passado.

Por Oeste Mais

Atualizado em 14/11/2024 | 10:44:00

Pela primeira vez, 20 de novembro, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, será feriado nacional. A lei que instituiu a data teve como origem uma proposta do senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), relatada pelo senador Paulo Paim (PT-RS) e sancionada pelo presidente Lula em dezembro de 2023.

Paulo Paim destaca que o feriado deve ser encarado como um dia de reflexão contra o racismo e o preconceito. O Senado terá uma sessão especial no Plenário para celebrar a data no dia 19 de novembro.

A celebração remete ao marco da morte do líder do Zumbi dos Palmares, um dos maiores representantes do período Brasil Colônia. O dia já era considerado feriado nos estados de Mato Grosso, Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá e São Paulo, em cerca de 1,2 mil cidades.

Paim destaca que o feriado deve ser encarado como uma oportunidade de reflexão contra o racismo.

“Datas, símbolos como 20 de novembro, Dia de zumbi, da consciência negra são essenciais para estimular um olhar mais crítico de todos, por isso se tornou o feriado nacional. Racismo, preconceito, discriminação se combatem com cidadania, com direitos que melhorem a vida das pessoas. Que esse 20 de novembro seja um dia de reflexão de todo o povo brasileiro no bom combate a todo tipo de preconceito”, afirmou o senador.

NOTÍCIAS RELACIONADAS