Animal não é nativo do local e bombeiros acreditam que ela estava em algum cativeiro. Captura foi feita em Indaial, no Vale do Itajaí.
Uma píton-indiana albina de cerca de 3 metros foi encontrada no portão de uma casa em Indaial, no Vale do Itajaí. Os bombeiros voluntários da cidade fizeram o resgate, na segunda-feira (1º).
O animal não estava ferido. A espécie, Python molurus, é de origem asiática e os bombeiros acreditam que ela estava em algum cativeiro.
Os socorristas foram chamados por volta das 17h30. A casa onde a píton foi encontrada fica no bairro Estrada das Areias.
Os vizinhos viram o réptil e chamaram os bombeiros. Após o resgate, os socorristas entraram em contato com o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA).
A Gerência de Biodiversidade e Florestas disse na tarde desta terça (2) que está em contato com os bombeiros para analisar o destino do animal. Por enquanto, a píton está no quartel dos socorristas.
Documentos
O IMA confirmou que a espécie é exótica no Brasil, originária do continente asiático. É possível ter essa píton em casa, mediante aquisição em local autorizado.
A pessoa precisa ter nota fiscal, documento de origem emitido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o animal tem que estar microchipado.
Sobre este caso, o IMA disse que a píton é mantida sob guarda do estado. Se o tutor do animal fizer contato e apresentar a documentação exigida por lei, o animal é devolvido.
Caso isso não aconteça, a píton segue sob guarda do estado ou é levada para algum empreendimento legalizado, como um zoológico. O estado não faz a busca pelo tutor do animal.
A Polícia Militar Ambiental informou que o caso não chegou à corporação. O g1 entrou em contato com a Polícia Civil e o Ibama e não havia obtido retorno até a última atualização desta reportagem.
Testamento de Papa Francisco promove mudanças no funeral, que será marcado pela simplicidade no próximo sábado (26)
Síndrome de Lobisomem se caracteriza pelo crescimento excessivo de pelos em todo o corpo, exceto nas palmas das mãos e solas dos pés
Pediatra explica motivos mais comuns para o bebê acordar à noite.
Prática pode causar efeitos duradouros na autoestima e no emocional da vítima.
Engavetamento no Morro dos Cavalos foi confirmado pela Arteris, concessionária responsável pela BR-101
Drogas para tratar obesidade e diabetes têm sido usadas sem indicação médica.