Cúpula projeta o céu estrelado de qualquer região da terra, em qualquer época do ano, sem poluição e iluminação
Com um investimento de R$ 752 mil, foi inaugurado na última segunda-feira (21), o Planetário Digital da Udesc, no município de Pinhalzinho, no Oeste de Santa Catarina. O local vai servir para que os alunos, professores e comunidade observem os objetos celestes e passem a aprender mais sobre a tecnologia. O governador Carlos Moisés esteve presente no evento.
O Planetário digital consiste em uma cúpula em ACM (Aluminum composite material-alumínio com recheio polietileno), com projetor digital “fulldome” capaz de projetar o céu estrelado de qualquer região da terra, em qualquer época do ano, sem poluição e iluminação.
O novo equipamento vai auxiliar para desenvolver as ações de ensino, pesquisa, e extensão, além de incentivar o turismo regional em uma rota educacional.
O equipamento, o segundo fixo do Estado, permite que, por meio de sessões, possam ser mostrados os objetos celestes no céu diurno ou noturno de qualquer lugar do mundo. Por ser digital também consegue realizar a projeção de filmes e animações de diversas áreas do conhecimento, tais como ecologia, climatologia, dentre outros.
O equipamento foi idealizado pelo professor Daniel Iunes Raimann do Departamento de Engenharia de Alimentos e Engenharia Química da Udesc Oeste. Para fazer uma visita, basta agendar um horário.
Crime aconteceu em 2021, em Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Menino morreu no incêndio.
Imagens de câmera de segurança mostram o momento em que o cão espera um descuido do cliente para pegar os pedaços de carne
Condenação vem após dois dias de julgamento; delação reduz penas dos assassinos
O aluno teria levado um frasco de veneno para formigas em uma mochila; caso aconteceu na Escola Coronel Ernesto Bertaso na noite da quinta-feira (31)
De acordo com a perícia, a médica usava fragmentos sobrepostos de outros laudos para alterar os diagnósticos originais, falsificando assim o laudo original para indicar o suposto câncer.
Nascido em Minas Gerais, menino come apenas comida orgânica e leite materno.