Durante seus mandatos legislativos propôs e articulou inúmeros projetos e ações voltados ao desenvolvimento e progresso do município.
Os vereadores de São Lourenço do Oeste aprovaram na noite de segunda-feira (9), durante a primeira sessão ordinária do mês de outubro, o Projeto de Lei 75/2023, de autoria da bancada do MDB, composta pelos vereadores Rennã Fedrigo, Edson Ferrari, Marlice Perazoli e Mauro Michelon, que presta homenagem ao ex-vereador Lídio Sutilli, nomeando o Plenário da Câmara Municipal como “Plenário Vereador Lídio Sutilli”.
Nascido em 30 de março de 1935, em Soledade (RS), Lídio Sutilli chegou a São Lourenço do Oeste no mês de maio de 1950, dedicando-se aos serviços de ferraria, como auxiliar do primeiro ferreiro, Maximiliano Negri. E com a vinda de sua família, pais e irmãos, a família Sutilli empreendeu em vários setores: hotelaria, sapataria e selaria.
Sutilli atuou como vereador por quatro mandatos: 1967 a 1969; 1989 a 1992; 1993 a 1996; e 1997 a 2000. Exerceu o cargo de presidente do Legislativo nos biênios de 1968/1969 e 1997/1998. Foi candidato a prefeito em 1972, a vice-prefeito em 1976, e a Deputado Estadual em 1978. Em 2001 ficou na condição de suplente na Câmara Municipal, sempre pelo partido do Movimento Democrático Brasileiro (MDB).
“Enquanto político de forte expressividade, seu trabalho foi fundamental para a prosperidade da localidade, que se tornou distrito em 1952, e mais tarde, 1959, sua emancipação política administrativa”, comenta o presidente da Câmara, vereador Rennã Fedrigo.
Durante seus mandatos legislativos propôs e articulou inúmeros projetos e ações voltados ao desenvolvimento e progresso do município. “No campo social esteve sempre envolvido com a criação de sociedades e entidades, das quais participava ativamente, destacando-se o Clube Recreativo Araucária (CRA), a Associação Rural de São Lourenço (atual Sindicato dos Trabalhadores Rurais), e o Hospital São Roque (atual Hospital da Fundação)”, explana a vereadora Marlice.
Sua preocupação em prol do crescimento do município trouxe para São Lourenço a agência do Banco do Brasil, um marco importante para o desenvolvimento local. “Nos setores culturais e esportivo destacou-se desde muito cedo como gaiteiro, cantor, escritor e futebolista, presidindo a primeira Liga Esportiva de São Lourenço do Oeste, de 1954 a 1958”, enfatiza o vereador Edson Ferrari.
Durante seu mandato de presidente da Câmara Municipal, 1997/1998, foi responsável pela transferência da Câmara, na época de um pequeno espaço junto a prefeitura, para o atual endereço, pavimento superior do Banco do Brasil, inicialmente como locatária, e já em 2002, como proprietária. Lídio Sutiili faleceu aos 87 anos, no dia 11 de fevereiro de 2022. “Em consideração a sua atuação em favor do Legislativo, da comunidade e do município de São Lourenço do Oeste, a Câmara Municipal homenageia este grande pioneiro e homem público, com a denominação do plenário do Legislativo lourenciano, que passa a denominar-se de Plenário Vereador Lídio Sutilli”, conclui o vereador Mauro Michelon.
As duas entidades são Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, em conformidade com a Lei Federal 13.019, de 31 de julho de 2014.
Borges comentou que a Unochapecó possui inserção regional fortemente marcada pela Macrorregião de Saúde Grande Oeste de Santa Catarina, abrangendo 78 municípios, incluindo Chapecó e São Lourenço
As duas propostas foram aprovadas por unanimidade.
O presidente da Casa Legislativa, vereador João Suldowski (PP), citou que no último domingo (6), a equipe do São Lourenço Futebol Clube sagrou-se campeã da Copa Liga Chapecoense
Sistema de cronometragem eletrônica, grades, sonorização, narração, confecção de troféus e medalhas, entre outros, no valor de até R$ 40.500,00, assegurará a realização do evento.
Os jovens participaram de dinâmicas para elaboração de discursos, além de reconhecer demandas da comunidade e buscar possíveis soluções para estas demandas.