Tivi São Lourenço, 24 de novembro de 2024
Gerais

PodParaná #153: Conheça a história da Ilha das Cobras, espaço que foi 'hospital de quarentena' e casa de veraneio de governadores

Atualmente, ilha que fica em Paranaguá é parque estadual. Local é utilizado por pesquisadores com objetivo de conservação e proteção de espécies, principalmente de tartarugas.

Por G1/PR

Atualizado em 03/11/2023 | 10:16:00

Com 52 hectares de área remanescente de Mata Atlântica, a Ilha das Cobras, na baía de Paranaguá, é um local que guarda marcas da história do estado.

Atualmente desabitada, a ilha foi um lazareto, espécie de "hospital de quarentena". Com o passar do tempo, chegou a ser um reformatório para jovens infratores e, anos depois, casa de veraneio para governadores.

As histórias do local e os planos para a ilha hoje em dia são o tema do episódio #153 do PodParaná.

Participam deste episódio:

João Pedro Dolinski: Professor e doutor em história;
Evelyn Jacques de Almeida: Engenheira de Pesca do Instituto Água e Terra e chefe do Parque Estadual Ilha das Cobras;
Camila Domit: Professora e pesquisadora da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Lazareto: o início da história
Em 1855, o Governo do Paraná, ainda província, recebeu a ordem para construir um lazareto na ilha, lugar de isolamento para pessoas com doenças contagiosas.

Depois, em 1936, a ilha desempenhou o papel de reformatório para menores infratores.

Tempos depois, a Ilha das Cobras passou a ser usada como residência oficial de veraneio do Governo do Paraná. O espaço teve este objetivo até 2011.

Em setembro de 2018, a ilha foi transformada em "Parque Estadual Ilha das Cobras", uma unidade de conservação e proteção.

NOTÍCIAS RELACIONADAS