Vítimas procuraram a polícia nesta semana, em Florianópolis, após o indiciamento de Marcelo Evandro dos Santos. Ele diz que prestará esclarecimentos nos autos dos processos.
Mais seis mulheres registraram boletim de ocorrência contra o cirurgião plástico Marcelo Evandro dos Santos em Florianópolis, informou a Polícia Civil nesta sexta-feira (18). As novas denúncias foram feitas depois do indiciamento do médico por lesão corporal gravíssima contra uma paciente que sofreu queimaduras, bolhas, necrose e perda de tecido após procedimentos estéticos feitos com ele.
Além da investigação criminal, Santos enfrenta processos administrativos pelo Conselho Regional de Medicina (CRM) e Procon de Santa Catarina, e processos na área cível, com pedidos de indenização. A defesa do médico disse em nota que ele "prestará todos os esclarecimentos pertinentes aos casos nos autos dos processos judiciais e administrativos" (íntegra abaixo).
Segundo o delegado-geral da Polícia Civil, Ulisses Gabriel, as novas ocorrências foram registrados nos últimos dois dias (16 a 18), "mas pode haver outros que ainda não estejam homologados". O médico foi indicado na noite de segunda-feira (14).
O caso passou a ser investigado após Letícia Mello sofrer danos permanentes ao passar por 12 procedimentos de uma só vez. Ela ficou dois meses hospitalizadas.
Cirurgias 'X-Tudo'
O Ministério Público de Santa Catarina também apura a conduta profissional na modalidade 'X-Tudo', que consiste em oferecer um "pacotão" com várias cirurgias feitas na mesma ocasião.
Conforme nota emitida pelo MPSC, "pelo que se tem até o momento, as chamadas cirurgias 'X-Tudo' teriam potencial para induzir o consumidor a erro e a risco da saúde, em afronta ao direito básico do consumidor de proteção da vida, saúde e segurança contra os riscos provocados".
MP oficia conselhos de medicina
O Ministério Público informou, nesta sexta, que oficiou os conselhos regionais de medicina de Santa Catarina e do Paraná, ambos os estados em que o cirurgião atua, para verificar a regularidade da atuação do médico. Disse, também, que está em contato com a Polícia Civil, e ciente das novas denúncias.
Além disso, 29ª Promotoria de Justiça da Capital quer apurar se Santos estava esclarecendo aos pacientes sobre os riscos da cirurgia "a que vai ser submetido e quanto aos efeitos que ela pode ocasionar, principalmente quando feita em mais de uma parte do corpo".
O que diz o médico
Leia abaixo a nota completa do médico Marcelo Evandro dos Santos.
Como já esclarecido em nota anteriormente divulgada para a imprensa, o Dr. Marcelo Evandro dos Santos, possui completa formação médica com especialidades na área de cirurgia geral e cirurgia plástica, com seus títulos devidamente registrados junto ao Conselho Regional de Medicina do Estado de Santa Catarina, bem como perante a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Conforme certidão anexa emitida pelo próprio Conselho de Medicina Catarinense no dia 10 do presente mês, não há qualquer condenação ético profissional que o desabone sua conduta nos últimos 05 (cinco) anos.
Todas as cirurgias propostas e realizadas, são previamente explicadas e aceitas por todos os pacientes, que assinam contrato de prestação de serviços, bem como termo individual de consentimento informado que contém as principais intercorrências e/ou complicações, que em sua maioria são comuns a qualquer procedimento cirúrgico como hemorragias, infecções, reações alérgicas, desvitalização tecidual, cicatrizes queloides, perda tecidual e de sensibilidade da pele, entre outros.
Jamais foram realizadas cirurgias em número excessivo como divulgado (8 a 12) procedimentos, e sim quando muito 2 a 3 procedimentos, como por exemplo, lipoaspiração, mamoplastia e preenchimento de gordura (lipoenxertia).
O volume anual de procedimentos realizados pelo Dr. Marcelo suplanta os 300 (trezentos) casos, sendo o número de intercorrências e/ou complicações inferiores a 1% (um por cento), o que estatisticamente está de acordo com a literatura médica especializada.
Ainda que sejam raras e indesejáveis, complicações cirúrgicas de maior monta existem, e sempre foram tratadas a tempo e modo para que suas consequências fossem minimizadas. Por vezes tais ocorrências independem da boa prática médica a exemplo de embolia gordurosa, infecção doméstica, isquemia tecidual por fatores hematológicos e genéticos
Não resta dúvida que o Dr. Marcelo Evandro dos Santos, prestará todos os esclarecimentos pertinentes aos casos nos autos dos processos judiciais e administrativos, e que confiante na Justiça, culminará pela mais completa e irrestrita absolvição e improcedência dos pedidos, e com a futura responsabilização e condenação dos pacientes pelos prejuízos materiais e imateriais provocados, pelas suas matérias irresponsáveis e sensacionalistas.
A ave pré-histórica takahē foi reinserida na natureza e já acumula novos filhotes
Itens removidos do prédio, como portas, janelas, móveis planejados, eletrodomésticos e até mesmo um elevador panorâmico foram doados a instituições de caridade.
Vocalista da banda Os Atuais segue internado na UTI desde acidente na última segunda-feira.
Guarda provisória foi concedida e crianças de 1, 6 e 7 anos passavam fase de estágio de convivência na casa do casal.
Imóvel que a mulher estava pegou fogo na cidade de Rio do Sul na manhã deste domingo (17)
Cachorrinha tem um ano de idade e, mesmo sem nunca ter engravidado, começou a amamentar o gatinho.