Por que você não perde peso
Boa parte dos brasileiros estão - ou deveriam estar - em busca de perder peso. Seja pelas pesquisas mais recentes que apontam que quase 70% da população brasileira está com excesso de peso ou obesidade, seja pela quantidade de pessoas, especialmente jovens, com doenças crônicas não transmissíveis - hipertensão, diabetes, doenças cardíacas e afins.
É comum nos depararmos com promessas de emagrecimento rápido e fácil, geralmente à base de medicações ou dietas restritivas. Acontece que o emagrecimento definitivo - aquele que você perde peso e consegue manter o peso perdido - acontece quando você muda hábitos, a velha máxima - não se chega a lugares diferentes percorrendo sempre o mesmo caminho.
Então a chave aqui é a mudança de hábitos e rotinas, mas, pensa comigo, se você está doente e o médico lhe diz que a cura para o seu problema é utilizar antibiótico por 7 dias, aí no final de semana vai ter uma festa, e você quer beber, e sabe que bebida e antibiótico não é recomendado, então você para de tomar antibiótico no final de semana para beber e retoma na segunda-feira. Seu tratamento vai funcionar? Provavelmente não! E porquê?
Imagino eu que você sabe que o antibiótico tem um ciclo de ação e precisa aqueles “X” dias para eliminar os microrganismos que estão te causando problemas.
E eu te digo, com a alimentação é exatamente assim, você precisa de tempo, de consistência nas ações para ter o resultado.
Assim como o antibiótico é um tratamento, um cardápio, plano alimentar ou dieta, como você queira nominar, também é, portanto se você furar nos finais de semana, não terá resultado ou no mínimo não terá o resultado esperado.
O final de semana corresponde a um terço da semana e se você não seguir uma rotina alimentar neste 2 a 3 dias será muito difícil chegar à construção de novos hábitos e a uma perda de peso definitiva.
Se você está em tratamento para emagrecer, aplique a regra 90/10 - 90% da semana você come coisas saudáveis, e 10% das refeições você pode abrir exceções e comer aqueles alimentos e bebidas não tão saudáveis assim. Procure não fazer mais que uma exceção por dia, assim você garante nutrientes nas demais refeições para equilibrar quando algo não tão saudável entrar no seu corpo.
Tratar o excesso de peso e obesidade é tão necessário e importante como qualquer outra doença e deve ser orientado e conduzido sempre por profissionais capacitados.
Abraço da nutri!
Síndrome de Lobisomem se caracteriza pelo crescimento excessivo de pelos em todo o corpo, exceto nas palmas das mãos e solas dos pés
Pediatra explica motivos mais comuns para o bebê acordar à noite.
Prática pode causar efeitos duradouros na autoestima e no emocional da vítima.
Engavetamento no Morro dos Cavalos foi confirmado pela Arteris, concessionária responsável pela BR-101
Drogas para tratar obesidade e diabetes têm sido usadas sem indicação médica.
Hipótese inicial foi revista após a realização de diversas etapas de investigação epidemiológica e análise de caso.