Cidade tem diversos cães abandonados nas ruas, que estariam inclusive atacando os moradores.
Um projeto de lei apresentado na Câmara de Vereadores do município de Balneário Rincão, no Sul de Santa Catarina, prevê desconto no IPTU para quem adotar cão de rua.
O problema, que não é exclusividade da cidade, avalia a situação de cães abandonados nas ruas rinconenses e que, de acordo com relatos de populares ao vereador responsável, estariam atacando e prejudicando as pessoas.
“Infelizmente, quando cachorro é pequenino as pessoas acabam pegando, mas quando crescem e viram adultos, algumas pessoas acabam abandonando nas ruas esses animais”, afirmou o vereador Bataclan Carpes (PSD). “Isso também é um problema de saúde pública”, completou.
Segundo Carpes, muitas pessoas que chegam de outras cidades acabam deixando os animais quando retornam para o destino de origem. “Esse é um problema que temos na nossa cidade. Pessoas que vêm de outras cidades soltar os animais em alguns bairros, e também temos veranistas que têm casas aqui que trazem os cachorros e, quando vão embora, deixam para trás o animal. Não estou generalizando, mas muitos fazem isso”, comentou.
Ainda, de acordo com o vereador, “Hoje temos moradores que não fazem mais suas caminhadas por medo de serem atacados por um cachorro. Vários casos já foram registrados de ataques”, disse.
O projeto define que a adoção do animal deve ser realizada junto ao Centro de Controle de Zoonoses, centrais públicas, ongs e estabelecimentos ligados à proteção de animais.
Conforme a proposta, para a efetivação do desconto, o adotante deverá firmar um termo de compromisso com a entidade responsável, que além de outras regras, autoriza visitas na residência sem aviso prévio.
O projeto foi encaminhado para as comissões permanentes da Câmara de Vereadores e a expectativa é que seja votado na próxima sessão, terça-feira, dia 26.
Valdecir de Oliveira está em tratamento contra câncer há cinco anos e sofreu AVC, ficando impossibilitado de trabalhar.
Ministros formaram maioria para manutenção da prisão do ex-jogador nesta sexta-feira (22); placar da votação está 7 a 1
Natacha Horana, ex-bailarina do Faustão, foi detida pela Guarda Municipal de Balneário Camboriú em julho de 2020 durante a pandemia, quando aglomerações eram proibidas
Aeromusic promove shows, saltos de paraquedas e vôos panorâmicos
Em outubro, vencimentos dele foram de R$ 110 mil, de acordo com dados disponíveis no portal do Tribunal de Justiça.
A ave pré-histórica takahē foi reinserida na natureza e já acumula novos filhotes