Ermindo Lazzaratto faleceu no dia 02 de fevereiro de 2022, aos 76 anos de idade.
Tramita na Casa de Leis de São Lourenço do Oeste, após dar entrada na sessão ordinária da segunda-feira (18), na Câmara Municipal, o Projeto de Lei 76/2023, de autoria doa bancada do MDB, composta pelos vereadores Edson Ferrari, Marlice Perazoli, Mauro Michelon e Rennã Fedrigo, que altera a denominação da Biblioteca Municipal Santos Dumont, para “Biblioteca Municipal Professor Ermindo Lazzarotto”, como forma de enaltecer o legado deixado por este lourenciano, especialmente na área educacional.
Ermindo Lazzarotto nasceu no dia 28 de maio de 1946 na cidade de Caxias do Sul (RS), e passou a residir em São Lourenço do Oeste em 12 de março de 1957. No ano de 1971 iniciou estudos na faculdade de Letras em Palmas (PR), e iniciou sua carreira no magistério como professor na Escola Estadual Raul Pompéia, no município de Campo Erê (SC). Após concluir a faculdade de Letras, graduou-se em Pedagogia, também em Palmas, e especializou-se em Administração Escolar.
“Em sua carreira profissional, seu Ermindo exerceu diferentes funções, tais como: professor, administrador escolar, Secretário Municipal de Educação, coordenador local de educação, Gerente Regional de Educação”, comenta a vereadora Marlice Perazolli.
No campo profissional, atuou em São Lourenço do Oeste nas Escolas Sóror Angélica, Rui Barbosa, Colégio Cenecista Jorge Lacerda (CNEC), Leoberto Leal e Santa Lúcia, hoje município de Novo Horizonte.
Ainda exerceu a função de Secretário Municipal de Educação nos governos: Sabino Santin (quatro anos), Dionísio Biazussi (seis anos), Cairu Hack (dois anos) e Álvaro Caleffi (quatro anos), totalizando 16 anos à frente da educação municipal de São Lourenço do Oeste. Também ocupou o cargo de Secretário de Administração no governo do Prefeito Tomé Francisco Etges, no período de 2009 a 2012.
“Importante enaltecer sua participação ativa na criação da Extensão da Unochapecó - Pólo São Lourenço do Oeste, que contribui sobremaneira na formação educacional de ensino superior”, enfatiza o vereador Mauro Michelon.
No ano de 1982 foi eleito vereador para a legislatura 1983 a1988, permanecendo três anos na vereança e três anos como Secretário Municipal de Educação. “Sua expressiva atuação foi responsável pelo engrandecimento da educação do município, com grandes conquistas e avanços importantes, tanto para alunos, quanto educadores e demais profissionais”, enaltece o vereador Edson Ferrari.
Ermindo Lazzaratto faleceu no dia 02 de fevereiro de 2022, aos 76 anos de idade. “Seu Ermindo, durante seus 40 anos de vida pública, nas diferentes funções por ele exercidas, sempre primou pela qualidade do ensino, procurando valorizar de forma imparcial todos os profissionais envolvidos no processo, ou seja, alunos, professores, especialistas, serventes, merendeiras, estagiários, família e comunidade escolar”, finaliza o presidente do Poder Legislativo, vereador Rennã Fedrigo.
O Selo conquistado pelo Legislativo é o patamar máximo de avaliação em transparência das informações públicas
O principal objetivo do novo livro é trazer, em forma de homenagem, a biografia de todas as pessoas que dão nome a espaços públicos
Foi previsto prazo até 20 de dezembro de 2024 como data limite para os interessados realizarem o protocolo do pedido de regularização das respectivas obras.
Bilionário venceu a democrata Kamala Harris após campanha marcada por ataque a tiros e promessa de deportação em massa
Aprovada pelos vereadores, a lei retorna ao Executivo para sanção.
Na última semana, o MPSC havia emitido uma recomendação para a suspensão do contrato, mas a Câmara de Vereadores se recusou a acatar.