Tivi São Lourenço, 01 de novembro de 2024
Gerais

Salas de aula de colégio no Paraná são interditadas pela Defesa Civil

Após vistorias, equipe afirmou que há risco de queda de parte do teto por causa de infiltração. Ao todo, três salas estão fechadas.

Por G1/PR

Atualizado em 17/05/2022 | 16:31:00

A Defesa Civil interditou salas de aula do Colégio Estadual Brasílio Itiberê, em Maringá, no norte do Paraná. Após vistorias, a equipe afirmou que há risco de queda de parte do teto por causa de infiltração.

Até o momento, três salas estão fechadas devido à situação. De acordo com Adilson Costa, coordenador da Defesa Civil, uma delas foi interditada em 2021.

Neste ano, a Defesa Civil foi até o local para checar se havia sido feita a reforma para liberar novamente a sala para uso, mas a equipe encontrou mais duas salas com o mesmo problema.

"Ano passado recebemos uma denúncia via ouvidoria, fizemos uma visita e vimos que as salas tinham problemas, uma delas com problemas mais agravantes, com infiltração extrema, parte da lage caindo. Então, nós solicitamos que a diretora não utilizasse aquela sala. Ela já tinha notificado o núcleo. Em outra visita neste ano vimos que não havia sido corrigido o problema e outras duas salas também apresentavam problemas".

Segundo Costa, no relatório de visita que foi enviado ao Ministério Público do Paraná (MP-PR) eles relataram que pedaços da lage estavam caindo em cima dos alunos e professores.

"Mas não é nem somente isso, a questão é também psicológica dos professores e dos alunos em estarem estudando em período integral em uma situação como essa. Segundo a própria direção, desde 2009 já existe a necessidade de reforma, e anos se passaram, eles enviaram notificações ao núcleo e à Secretaria da Educação para que fosse feita essa reforma, e nada foi feito".

A RPC procurou a Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná (Seed), que não retornou às ligações.

NOTÍCIAS RELACIONADAS