Tivi São Lourenço, 04 de abril de 2025
Prefeitura

Secretaria de Agricultura inicia cadastramento para o "Pix do Agro" em São Lourenço do Oeste

Agricultores que desejam obter mais informações sobre o cadastramento ou o programa podem se dirigir à Secretaria de Agricultura, que está à disposição para esclarecer dúvidas e fornecer orientações

Por Prefeitura de São Lourenço do Oeste

Atualizado em 03/04/2025 | 08:07:00

A Secretaria de Agricultura iniciou, nesta terça-feira (01), o período de cadastramento dos agricultores interessados em receber o "Pix do Agro". O processo se estende até o dia 30 de abril, e os produtores rurais devem comparecer à Secretaria de Agricultura com uma série de documentos exigidos.

Os interessados devem apresentar os seguintes documentos: Movimento financeiro impresso de 2024, senha do aplicativo e da Cidasc, notas de compra na cidade durante o ano de 2024, notas fiscais de horas máquinas de 2024, negativa de débitos e número de matrícula.

De acordo com o secretário de Agricultura, Gilberto Bordignhon, a expectativa é de que pelo menos 600 agricultores realizem o cadastro para receber o bônus fiscal de melhoramento genético. Bordignhon explicou que o município atualmente oferece a entrega e doação de doses de sêmen aos produtores rurais e inseminadores cadastrados no programa, com base no movimento de produção leiteira registrado pelos participantes.

Uma das principais novidades do programa deste ano é a alteração no formato de repasse dos incentivos. Diferente dos anos anteriores, o município irá oferecer o bônus fiscal calculado de acordo com o movimento econômico do leite de cada propriedade. A quantidade de doses de sêmen a que o produtor tem direito será determinada e convertida em valores financeiros. Com isso, o produtor poderá adquirir o sêmen na variedade que achar mais adequada, escolhendo o fornecedor de sua preferência. Após o cadastramento, o valor correspondente será repassado pela administração municipal, conforme as normas estabelecidas.

O processo de cadastramento e o funcionamento do programa seguirão o mesmo modelo dos demais incentivos em vigor, como o "Cheque do Leite" e o "Cheque do Campo", sendo necessário o cadastramento prévio e a prestação de contas posterior. O pagamento será realizado por meio do sistema de pagamento instantâneo PIX, desenvolvido pelo Banco Central, e assim, os três incentivos formarão o conjunto denominado "PIX do Agro".

Agricultores que desejam obter mais informações sobre o cadastramento ou o programa podem se dirigir à Secretaria de Agricultura, que está à disposição para esclarecer dúvidas e fornecer orientações sobre o processo.

NOTÍCIAS RELACIONADAS