Tivi São Lourenço, 21 de fevereiro de 2025
Segurança

Seis mortes por afogamento marcam o final de semana em Santa Catarina

No sábado (15), três pessoas morreram afogados, assim como no domingo (16); casos ocorreram nos municípios de Urubici, Coronel Freitas, Rio dos Cedros, Blumenau, Papanduva e Passo de Torres

Por ND Mais

Atualizado em 17/02/2025 | 10:32:00

O afogamento foi a causa do luto de seis famílias em Santa Catarina no final de semana. Entre barragens, lagoas, rios e cachoeiras, vidas foram interrompidas do Extremo Sul ao Planalto Norte catarinense. Todas as vítimas são homens entre 20 a 63 anos.

Três pessoas mortas por afogamento no sábado (15)
No sábado (15), o Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 14h33 para atender uma ocorrência na Estrada Geral Rio dos Bugres, em Urubici, na Serra Catarinense. Era o afogamento de um jovem de 23 anos no Rio Canoas.

A esposa da vítima relatou que o homem estava nadando no rio quando desapareceu. Após 30 minutos de buscas, o corpo foi encontrado a quatro metros de profundidade.

Na noite do mesmo dia, um pescador de 63 anos se afogou no Rio Chapecó, na linha Cairú, interior do município de Coronel Freitas. Testemunhas relataram aos bombeiros que o homem estava com a água batendo na cintura, porém foi levado pela correnteza.

O corpo da vítima só foi encontrado por voltas de 12h de domingo (16), boiando a aproximadamente 2 km do local do afogamento.

Por volta das 23h, um homem de 53 anos sofreu uma queda de cinco metros de altura, bateu a cabeça na margem de um lago e caiu dentro da Barragem Pinhal, em Rio dos Cedros, no Vale do Itajaí.

O Corpo de Bombeiros Militar iniciou as buscas e, com a ajuda de moradores locais, localizou o corpo do homem sem vida após uma hora de operação.

Cachoeira, rio e lagoa vitimaram pessoas no domingo (16)
Na cachoeira Garganta do Diabo, em Blumenau, um homem de 30 anos foi vítima de afogamento no domingo (16). Ele mergulhou na base da cachoeira, que fica no Parque das Nascentes, e não conseguiu retornar a superfície.

Em poucos minutos, a equipe de bombeiros encontrou o corpo. A vítima mergulhou em uma área com uma placa que sinaliza o risco de afogamentos.

Durante a tarde, um jovem de 24 anos se afogou ao mergulhar no Rio Itajaí, em Papanduva, Planalto Norte Catarinense. Segundo os bombeiros, ele ficou mais de uma hora embaixo d’água.

Outros banhistas realizaram as buscas e encontraram o corpo do homem antes da chegada do Corpo de Bombeiros.

Momentos depois, outro jovem foi vítima do afogamento. Em Passo de Torres, Extremo Sul Catarinense, um homem de 20 anos se afogou na Lagoa da Tapera após ter um mal súbito.

Os bombeiros fizeram os primeiros atendimentos no local, a vítima foi encaminhada ao Sarasul (Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico do Sul de Santa Catarina), mas não resistiu.

Cuidados que devem ser tomados para evitar afogamentos
Para não sofrer afogamentos, é fundamental adotar cuidados básicos de prevenção, mesmo em áreas monitoradas:

Evite entrar na água sob o efeito de bebidas alcoólicas ou qualquer entorpecente;
Não nade logo após as refeições, permitindo tempo para a digestão;
Ao entrar no mar, rio, lago ou piscina, mantenha-se em áreas onde o nível da água esteja no máximo até a altura do umbigo;
Respeite a sinalização: nunca entre na água onde houver sinalizações de perigo.

NOTÍCIAS RELACIONADAS