Serotonina
Você já deve ter ouvido falar da serotonina - o hormônio da felicidade. A serotonina é um neurotransmissor que atua regulando o humor, sono, apetite, ritmo cardíaco, temperatura corporal, sensibilidade e funções intelectuais.
Uau! Quanta coisa! Não é à toa que a falta de serotonina pode causar alterações de humor e de comportamentos.
A serotonina é produzida a partir do aminoácido triptofano, que é obtido exclusivamente por meio da alimentação, já que o corpo não consegue produzi-lo a partir de outros substratos. Alimentos como peixes, ovo, nozes, castanhas, leguminosas, semente de abóbora, linhaça, aveia, arroz integral, chocolate amargo e queijo tofu são boas fontes deste aminoácido.
Você pode estar pensando: mas então eu posso tomar um suplemento de triptofano e tudo resolvido!
Não é beeeem assim. Precisa ter uma ingestão adequada de carboidratos complexos - grãos integrais, por exemplo - pois eles ajudam a impulsionar a absorção de triptofano no cérebro. Desta forma, um consumo equilibrado de grãos integrais auxilia na sensação de calma e alegria.
A inclusão de alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3, como peixes gordos, sementes de chia e nozes, também desempenha um papel vital nesse enredo. Esses ácidos graxos não apenas contribuem para a integridade das membranas celulares cerebrais, mas também facilitam a comunicação entre as células, promovendo uma resposta emocional saudável.
Além dos tipos de alimentos, é importante considerar a frequência das refeições. Manter intervalos regulares entre as refeições evita quedas nos níveis de açúcar no sangue, garantindo um fornecimento constante de triptofano para o cérebro.
E não menos importante, a hidratação adequada é uma peça importante nesse quebra-cabeça. A água desempenha um papel vital na síntese de serotonina, garantindo que o sistema seja capaz de realizar suas funções de maneira eficiente.
Portanto, se você quer potencializar seu bem estar, escolha bem os alimentos que vai consumir, incluindo fontes de triptofano e ômega 3 e mantenha a hidratação em dia!
Valdecir de Oliveira está em tratamento contra câncer há cinco anos e sofreu AVC, ficando impossibilitado de trabalhar.
Ministros formaram maioria para manutenção da prisão do ex-jogador nesta sexta-feira (22); placar da votação está 7 a 1
Natacha Horana, ex-bailarina do Faustão, foi detida pela Guarda Municipal de Balneário Camboriú em julho de 2020 durante a pandemia, quando aglomerações eram proibidas
Músico perdeu o controle do veículo na ERS-307, em Santa Rosa, e acabou capotando no dia 11 de novembro. Segundo nota da banda Os Atuais, artista vai seguir recuperação em casa.
Aeromusic promove shows, saltos de paraquedas e vôos panorâmicos
Em outubro, vencimentos dele foram de R$ 110 mil, de acordo com dados disponíveis no portal do Tribunal de Justiça.