O objetivo do encontro, segundo o presidente da Sicredi Iguaçu, Eleutério Benin, é proporcionar um momento de formação e troca de experiências aos educadores.
Professores, diretores de escolas e secretários de Educação parceiros do A União faz a Vida se reuniram em Francisco Beltrão para mais uma edição do encontro regional do programa, na noite da última sexta-feira (14). Promovido pela Sicredi Iguaçu, o evento faz parte das atividades educacionais da instituição financeira cooperativa e é uma oportunidade de integração e conhecimento para os mais de 650 profissionais que atuam com o programa na região.
A União Faz a Vida é uma iniciativa do Sistema Sicredi para o desenvolvimento da educação que propõe metodologias de ensino voltadas para a cidadania e o cooperativismo. A Sicredi Iguaçu passou a trabalhar o programa em 2010 e já alcançou 14 municípios em sua área de atuação – Nova Esperança do Sudoeste e Campo Erê (SC) ingressaram neste ano – com a tendência de ampliar para todas as cidades onde possui agência.
Pela proposta, a cooperativa fornece capacitação e suporte para o desenvolvimento de projetos em diferentes áreas. “São desenvolvidas ações e projetos em temas como sustentabilidade, empreendedorismo e cooperativismo, sempre partindo da realidade do aluno e de uma forma que os permita ir além da sala de aula e também se envolver com a comunidade e atividades práticas”, destaca a gerente de Desenvolvimento do Cooperativismo, Letycia Fosatti Testa. Hoje, o A União Faz a Vida está presente em 47 escolas da região e abrange mais de 6 mil alunos.
Contribuição à sociedade
As caravanas de educadores foram recepcionadas pela abelha, mascote do programa. O evento promoveu atividades culturais e palestra com o psicanalista e escritor Geraldo Peçanha de Almeida, autor do livro O Professor Inesquecível. Também teve jantar e o encerramento com show.
O objetivo do encontro, segundo o presidente da Sicredi Iguaçu, Eleutério Benin, é proporcionar um momento de formação e troca de experiências aos educadores. “Em 14 anos, o programa fez parte da vida de milhares de jovens da nossa região e auxilia os professores com uma metodologia capaz de despertar os estudantes para novos conhecimentos e para a sua formação cidadã. É um trabalho discreto do Sicredi, mas que pretende fazer a diferença na sociedade”, pontuou Benin.
Projetos aliam ciência e vivências
Uma das escolas que integra o A União Faz a Vida é comandada pela diretora Marizete Chioquetta. Desde 2017, a Escola Arnaldo Busato, de Sulina, desenvolve a metodologia do programa aliando os conteúdos curriculares com atividades de campo. “Uma das mudanças que sentimos com o programa foi a possibilidade de trabalhar a interdisciplinaridade, além de aliar o conteúdo teórico, científico, com as vivências dos alunos. Com isso, percebemos o quanto os estudantes têm se desenvolvido e gostam das atividades ligadas aos projetos”, comenta a diretora. Uma das ações, inclusive, está marcada para a próxima semana, quando parte dos alunos vai visitar um meliponiáro, local de criação de abelhas.
Instituições sem fins lucrativos associadas à cooperativa podem inscrever projetos até 9 de maio.
Os benefícios visam facilitar o acesso a serviços de saúde de qualidade, garantindo condições especiais para a comunidade empresarial lourenciana.
O empresário Cleodir Bertochi foi nomeado como secretário, estrutura que reunirá as áreas de Indústria, Comércio, Serviços, Turismo e Tecnologia sob uma gestão integrada e estratégica.
Meta é imunizar 90% dos chamados grupos prioritários
Parto de emergência ocorreu dentro de uma ambulância.
Maior estátua de Cristo do país fica em Encantado e já recebeu mais de 300 mil visitas. Complexo inaugurado no domingo (6) possui capela de vidro, fontes e outras atrações.