Tivi São Lourenço, 26 de novembro de 2024
Gerais

'Superbebê' com mais de 5 kg nasce em hospital no Oeste de SC: 'Muito esperada e planejada', diz mãe

Maria Vitória nasceu em Caçador de cesariana. Mãe dela tem 41 anos e se surpreendeu com peso da bebê.

Por g1 SC

Atualizado em 12/01/2023 | 09:06:00

Na tarde de terça-feira (10), a mamãe Luciana Brandt passou por momentos de muita felicidade com o nascimento da filha Maria Vitória. A bebê, porém, surpreendeu a todos, já que chegou pesando 5,046 quilos, uma "superbebê". O caso aconteceu em Caçador, no Oeste catarinense.

A menina nasceu com 40 semanas e 51 centímetros às 15h48 por cesariana. Bebês com mais de 50 cm ou pesando acima de 3,5 kg são atípicos. Normalmente, recém-nascidos nascem com peso entre 2,8kg e 3,5kg, em parto normal ou cesárea.

A mãe contou o quanto é significativa a chegada de Maria Vitória para a família.

"Ela foi muito esperada e planejada, pois eu já tenho 41 anos de idade, e meu médico disse que eu já não tinha mais óvulos para poder prosseguir com uma gestação devido a uma menopausa precoce. A Maria Vitória é minha sexta gestação. Mesmo sabendo que teria poucas chances de engravidar novamente me mantive com muita fé, e Deus quis assim. Estou muito feliz pela chegada dela, e não imaginava que ela iria pesar mais de 5 quilos", declarou.

A filha mais velha de Luciana, Angela Brandt, de 23 anos, acompanhou os primeiros dias da nova irmãzinha. Angela mora em Treze Tílias, a cerca de 60 quilômetros de Caçador. Já Luciana e o esposo são do interior de Macieira, a cerca de 50 quilômetros de Caçador.

Mãe e bebê têm previsão de alta para esta quinta-feira (12), segundo o Hospital Maicé. A unidade de saúde afirmou que não é muito comum o nascimento de bebês com mais de 5 quilos.

O obstetra Juscelino Euler de Oliveira, que atua no hospital, explicou que, muitas vezes, a gestante pode ter tido uma diabetes gestacional sem saber, e acaba não tratando. Nesses casos, o bebê acaba vindo com peso acima do normal, mas os recém-nascidos são saudáveis e são raros casos que tenham glicemia alta.

NOTÍCIAS RELACIONADAS