Tivi São Lourenço, 31 de outubro de 2024
Gerais

Terremoto no Peru é sentido em Cascavel, e prédio é evacuado

Tremor de magnitude 7,2 foi na região peruana de Puno, a mais de dois mil quilômetros do ponto onde foi sentido no Paraná.

Por G1/PR

Atualizado em 27/05/2022 | 10:12:00

Um terremoto de magnitude 7,2 registrado nesta quinta-feira (26) no Peru, que fica a quase 3 mil quilômetros de distância do Paraná, também foi sentido em Cascavel, no oeste do estado.

O tremor durou poucos segundos e deixou muita gente sem saber o que estava acontecendo. Um prédio comercial no centro da cidade paranaense precisou ser evacuado.

O ponto onde o tremor foi sentido em Cascavel, fica a mais de dois mil quilômetros da região peruana de Puno, onde foi registrado o terremoto. Profissionais do Centro de Sismologia da USP confirmaram que o que foi sentido no Paraná foi um reflexo do fenômeno natural.

A Defesa Civil de Cascavel conduziu a evacuação no prédio e fez uma vistoria detalhada no local. O espaço não precisou ser interditado.

“Nós observamos minunciosamente as estruturas dos andares, não houve nenhuma fissura, trinca rachadura, não houve movimentação no forro, nada. Então, o prédio tá em plenas condições de uso", explicou o agente da Defesa Civil Márcio Ribeiro.

Testemunhas contam como foi

Victor Uchôa é analista de sistemas e conta que estava trabalhando normalmente quando os computadores começaram a tremer.

"Deu aquele nervosismo, e instruíram a gente a descer. Dá aquela incerteza e a gente fica receoso, mas a equipe foi bem capacitada pra instruir a gente a evacuar o prédio", relata.

O Nei Flávio trabalha em uma oficina que fica ao lado do prédio que precisou ser evacuado. Ele diz que é a segunda vez que sente o efeito de um terremoto por aqui.

"Há mais ou menos dois anos teve um mais forte que hoje...É tão pouquinho, três segundinhos... Nesses segundos dá aquele choque, vai diminuindo, dissipando...", conta.

NOTÍCIAS RELACIONADAS