Tivi São Lourenço, 31 de outubro de 2024
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Turistas ‘invadem’ a Flórida para ver foguete ser lançado à Lua

Lançamento do mega foguete americano SLS, o mais novo e mais recente da Nasa, está previsto para esta segunda-feira (29).

Por ND Mais

Atualizado em 29/08/2022 | 07:57:00

Entre 100 mil e 200 mil visitantes são esperados para o lançamento da missão Artemis 1, que irá impulsionar uma cápsula vazia para a Lua como parte de um teste para futuros voos tripulados. O lançamento do mega foguete americano SLS, o mais novo e mais recente da Nasa, ocorre nesta segunda-feira (29), nos Estados Unidos.

A “natureza histórica” do voo desta segunda-feira (29), o primeiro de vários do programa americano de retorno à Lua, “certamente aumentou o interesse público”, disse Meagan Happel, do Escritório de Turismo da Costa Espacial, em entrevista à AFP.

Cruzeiro espacial

E os turistas estão chegando para ver o lançamento. Sabrina Morley teve sorte: conseguiu alugar um apartamento não muito longe da praia e irá com seus dois filhos e dezenas de outras pessoas em um barco fretado para a ocasião pela empresa Star Fleet Tours.

Por US$ 95 o ingresso, “vamos entrar no oceano o mais próximo possível do lançamento e assistir à decolagem do navio”, diz ela. “Nunca estive tão perto de um lançamento”, explica a mulher de 43 anos, que cresceu em Orlando, a menos de uma hora de distância.

Quando criança, ela conseguia ver os ônibus espaciais decolando de seu quintal, como “uma grande bola laranja de fumaça” subindo no céu, e até ouvir a explosão quando eles quebravam a barreira do som.

Morley celebra que o programa Artemis da Nasa tenha como objetivo levar uma mulher à Lua pela primeira vez, em um voo tripulado programado para 2025.

Assistir ao lançamento de um foguete para a Lua é “uma experiência única na vida”, diz Joanne Bostandji emocionada.

A mulher de 45 anos, que viajou do norte da Inglaterra com o marido e dois filhos para férias com tema espacial na Flórida, descreve seu plano para o Dia D: “pegar o carro bem cedo e conseguir um bom lugar”, afirmou em Cocoa Beach, não muito longe do Centro Espacial Kennedy.

Bênção para a economia

O retorno dos lançamentos espaciais é um benefício econômico para a região. Uma família de três pessoas gastará em média US$ 1.300 em quatro ou cinco dias, de acordo com o escritório de turismo.

Na estrada principal para Merritt Island, a península onde fica o Centro Espacial Kennedy, a loja de souvenirs espaciais de Brenda Mulberry está lotada de turistas.

Na entrada, ela oferece camisetas Artemis impressas localmente. Só no sábado fez 1 mil cópias. Nos últimos dias, houve um aumento de clientes, disse Mulberry, que fundou a “Space Shirts” em 1984.

“Eles estão animados para ver um lançamento da Nasa, porque os negócios do setor espacial privado não entusiasmam muito as pessoas”, diz ele.

A nostalgia do programa Apollo da Nasa também está presente: 50 anos se passaram desde a última vez que uma missão tripulada foi à Lua, em 1972.

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