Fenômeno dá a impressão de que satélite natural está maior; chuva de meteoros também está prevista em agosto.
A última superlua de 2022 está marcada para a próxima quinta-feira (11) e será visível em Santa Catarina. O fenômeno ocorre quando a Lua Cheia ou a Lua Nova coincidem com o momento em que o astro está mais próximo, o que dá a impressão de o satélite natural estar maior.
O professor de Astronomia da UFSC, Alexandre Zabot, afirma que basta o céu estar limpo para observar a Lua, que ficará visível durante toda a noite, mas a primeira hora após o nascimento é o melhor horário para observar. E não é preciso nenhum equipamento especial, basta olhar para o céu.
É possível acompanhar o fenômeno por sites ou aplicativos de astronomia, como Skywalk, Starchart, Sky Saari ou Stellarium, que podem ajudar a descobrir os melhores horários de visibilidade em cada região. Uma opção também é assistir pelo canal “Notícias da Astronomia“, de um morador de Florianópolis.
Outro fenômeno que também irá surgir é a chuva de meteoros Perseidas, que conta com até 100 meteoros por hora. Mas as notícias não são boas para os catarinenses: será praticamente impossível acompanhar no Estado.
“O ponto onde acontece a irradiação nasce bem no fim da madrugada, no Norte, quase no horizonte, e depois já amanhece. Mesmo com tempo bom, dificilmente alguém conseguirá acompanhar, porque estará muito baixo no céu e perto do horizonte”, explica Zabot. “Só será visível no Norte do Brasil”, finaliza.
De acordo com a perícia, a médica usava fragmentos sobrepostos de outros laudos para alterar os diagnósticos originais, falsificando assim o laudo original para indicar o suposto câncer.
Nascido em Minas Gerais, menino come apenas comida orgânica e leite materno.
Cena foi registrada na noite de domingo (27), em Uberaba, no Triângulo Mineiro.
Para transferir valores acima de R$ 200, será preciso fazer um cadastro prévio do celular nas instituições financeiras. Reforço na segurança serve para minimizar o risco de golpes.
“A Abex leva o aluno a sair da parte teórica e experimentar a atividade na sua essência”
Nesta quinta-feira, promotor anunciou pedido à Justiça para que caso receba nova sentença, que permita conceder a Erik e Lyle a liberdade condicional: "Acredito que eles pagaram a sua dívida para com