Valor do material soma R$ 29 mil. Parlamentar está preso pelo crime. Ele ocupava cargos na Secretaria de Assistência Social e teria enganado a família.
A Polícia Civil de Canela, na Região da Serra do Rio Grande do Sul, indiciou um vereador da cidade por desvio de materiais de construção que seriam destinados pela Secretaria de Assistência Social do município para uma família em situação de vulnerabilidade. O crime foi cometido em outubro de 2024.
O parlamentar, que atuou em 2024 como secretário adjunto de assistência social e coordenador da Defesa Civil, foi identificado como João Alessandro Port Silveira (MDB). Ele foi preso em flagrante em 25 de março deste ano e responde pelos crimes de peculato, falsidade ideológica e receptação. A prisão foi convertida em preventiva pela Justiça.
Conforme o delegado Vladimir Medeiros, responsável pela investigação, foram desviados um "kit casa" (que incluía estrutura de alvenaria, madeira, cobertura, esquadrias, instalações elétricas e hidráulicas) e um "kit banheiro" que, juntos, somavam R$ 29 mil.
"As investigações apontaram que a família que deveria receber os materiais foi induzida a assinar documentos como se tivesse sido beneficiada, o que indica a prática de falsidade ideológica por parte do investigado por fazer constar dados falsos em documento público", explica o delegado Medeiros.
O material de construção foi localizado e recuperado em uma propriedade rural da qual o vereador é dono na localidade de Canastra Alta.
Índice de feminicídios no mês de março de 2025 é o menor número dos últimos dez anos, em SC
Corpo de Kameron Odila Gouveia Osolinski foi encontrado em abril de 2023. Givanildo Rodrigues Maria responde por homicídio qualificado, estupro de vulnerável e ocultação de cadáver.
Alcoolizado e sob efeito de drogas, motorista não atendeu apelo das vítimas para que parasse
Pombos foram mortos com espingarda de chumbinho em Canoinhas; confira o desfecho do caso
Fernanda Machado compartilha diagnóstico de TDPM, transtorno que afeta mulheres com sintomas severos no período antes da menstruação e muitas vezes é subdiagnosticado
Bombeiros retiraram animal da estrutura. Bichano não teve ferimentos e tutor não foi localizado.