Os jovens participaram de dinâmicas para elaboração de discursos, além de reconhecer demandas da comunidade e buscar possíveis soluções para estas demandas.
Os vereadores e executivos mirins de São Lourenço do Oeste, diplomados no dia 27 de março, já participaram da primeira capacitação nesta terça-feira, dia 1º de abril.
O Seminário Regional de Iniciação a Vereador Mirim, realizado pela Escola do Legislativo, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), reuniu aproximadamente 100 jovens parlamentares eleitos de sete municípios pertencentes à região da Associação de Câmaras Municipais do Noroeste de Santa Catarina (Acanor), no auditório do Sicoob, em São Lourenço do Oeste.
Com o objetivo de repassar informações iniciais aos recém eleitos e empossados, os palestrantes focaram nos temas: o papel do vereador, a Constituição Federal e o Legislativo e fechou com uma oficina prática de argumentação e oratória.
Os jovens participaram de dinâmicas para elaboração de discursos, além de reconhecer demandas da comunidade e buscar possíveis soluções para estas demandas.
Participaram da capacitação, além dos vereadores e executivos mirins de São Lourenço do Oeste, os vereadores mirins de Jupiá, Galvão, Coronel Martins, Novo Horizonte, Santiago do Sul e Irati.
O coordenador do Parlamento Jovem de São Lourenço do Oeste, Éderson Hermann, cita que as capacitações têm um papel crucial no processo de formação dos jovens. “Elas não se limitam a ensinar sobre as funções legislativas ou a estrutura do nosso governo. Mais do que isso, buscamos desenvolver habilidades que vão prepara-los para os desafios do dia a dia, tanto no mandato junto a nós, quanto na vida pessoal. São formações que abordam temas como liderança, trabalho em equipe, ética e cidadania. Tudo isso para que possam atuar com consciência e competência”.
Já o presidente da Câmara Mirim de São Lourenço do Oeste, Peterson da Silva, avalia como positiva a participação no seminário. “Somos jovens lideranças e representantes de nossa escola e comunidade. Capacitações como estas são importantíssimas para nossa evolução como lideranças”, finaliza.
O vereador Jader Ioris (PP), disse que a realização de festividades em comemoração à Páscoa já é tradição no município, e cita como exemplo a encenação da Paixão de Cristo.
Os três projetos receberam votos favoráveis dos vereadores lourencianos.
O presidente do Legislativo Municipal, vereador João Suldowski, parabenizou os eleitos e desejou sucesso no mandato.
Foram 76 inscrições homologadas, sendo 44 para o programa Parlamento Jovem e 32 para o programa Executivo Mirim.
O plano prevê novas maneiras para implementação de programas de coleta seletivas de resíduos ainda não coletados
De acordo com o projeto aprovado, o índice de revisão geral anual foi fixado em 5,06%.