Tivi São Lourenço, 17 de dezembro de 2024
Política

Vereadores e Executivos Mirins lourencianos encerram mandato com encontro para troca de experiências

A coordenadora do Parlamento Jovem, Daniela Puerari, comenta que o principal objetivo dos dois programas é formar jovens lideranças

Por Assessoria Câmara

Atualizado em 15/12/2024 | 08:37:00

Os vereadores e executivos mirins de São Lourenço do Oeste se reuniram nesta sexta-feira (13), para o último encontro de 2024. 

Conforme prevê a legislação, os representantes dos dois programas precisam se reunir pelo menos duas vezes ao ano para debater e avaliar as atividades desempenhadas no decorrer do mandato. 

Em São Lourenço do Oeste, o Parlamento Jovem é coordenado pela Câmara Municipal, e é representado por nove vereadores mirins, de 11 a 14 anos, eleitos sempre em meados de março de cada ano. Em 2024 a Câmara Mirim chegou a sua 13ª Legislatura, sendo referência no estado de Santa Catarina. 

Já o Executivo Mirim é coordenado pela prefeitura municipal, representado por 11 jovens eleitos para representar cada secretaria ou autarquia, além de prefeito e vice-prefeito mirim. Os mandatos tanto para o executivo quanto para o legislativo mirins tem duração de um ano. 

A coordenadora do Parlamento Jovem, Daniela Puerari, comenta que o principal objetivo dos dois programas é formar jovens lideranças e despertar nos alunos o interesse pela política, bem como, torna-los responsáveis, tendo em vista que são representantes das escolas onde estudam. “O trabalho é realizado dia a dia com palestras, formações, e atividades que os tornam lideranças responsáveis e cidadãos conscientes sobre os mais diversos temas que os norteiam”. 

Os vereadores mirins aprovaram em 2024, 21 indicações, três moções e três requerimentos, além, de atividades voltadas à segurança pública como panfletagem em conscientização contra a violência doméstica, ações nas escolas sobre este tema e indicações voltadas principalmente a melhorias nas escolas e investimentos em educação. Todas as propostas aprovadas pelo Parlamento Jovem são encaminhadas ao Legislativo adulto, e, se aprovadas, encaminhadas diretamente aos órgãos competentes. 

“Foi um ano que certamente levaremos para nossas vidas. Aqui aprendemos muito e nos tornamos pessoas mais maduras e conscientes”, disse o presidente da Câmara Mirim, vereador Davi Sette Ribeiro. 

Os vereadores mirins que encerram o mandato agora se tornam Conselheiros Mirins e nos próximos dois anos seguem auxiliando os novos vereadores mirins que serão eleitos para a Legislatura 2025. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS