A presidente Kelli Maiara Santin disse que foi um ano de aprendizado.
Os vereadores mirins de São Lourenço do Oeste participaram nesta sexta-feira (24), da oitava e última sessão ordinária em 2023. A reunião foi realizada no Plenário da Câmara Municipal. Durante o encontro os jovens vereadores destacaram principalmente as atividades desempenhadas durante o ano e fizeram uma retrospectiva da legislatura.
A presidente Kelli Maiara Santin disse que foi um ano de aprendizado. “Quando entramos aqui não sabíamos que seria uma experiência tão incrível”, disse ela.
Os parlamentares também citaram o projeto aprovado pelo Legislativo adulto, de iniciativa da Câmara Mirim em parceria com a Associação Protetora dos Animais (Fênix), e o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), comarca de São Lourenço do Oeste, o qual institui o Programa Semeando Saúde Única nas Crianças, na rede municipal de ensino. “Esta foi uma demanda definida por nós, vereadores mirins, em busca da conscientização para a saúde como um todo, seja ela humana, animal ou ambiental”, disse o vereador mirim José Carlos de Souza Neto.
Este também foi o motivo de uma visita realizada após a sessão ordinária à Promotoria de Justiça da Comarca de São Lourenço do Oeste, onde os vereadores mirins foram recepcionados pelo promotor, Dr Mateus Minuzzi. Ele explicou que o MPSC em parceria com a fênix, a nível estadual, elaboraram a cartilha chamada “Semeando Saúde Única nas Crianças”. Conforme o promotor, o objetivo da cartilha é permitir que as crianças tenham, desde cedo, contato com o meio ambiente e os animais e entendam por que é importante protegê-los.
"A saúde do animal está muito ligada com o meio ambiente e com a saúde humana. Aqui em São Lourenço do Oeste, infelizmente, temos muitos casos de maus-tratos e de violência. O papel do MP não só atuar repressivamente, mas também fazer a função preventiva, apresentar a mensagem e conscientizar, por isso pensamos que a escola é o lugar ideal para isso", ressaltou.
Agora, incluindo o projeto aprovado juntamente com os vereadores mirins e o Legislativo lourenciano, o programa será trabalhado em toda a rede municipal de ensino. “Deixamos a nossa marca quanto vereadores mirins em São Lourenço do Oeste e isso nos deixa muito felizes”, finaliza a presidente da Câmara Mirim, Kelli Maiara.
Os vereadores Rennã Fedrigo, Marlice Perazoli, José Deon, Adílio Carubin e Edson Ferrari participaram da sessão ordinária e utilizaram a tribuna. Todos eles desejaram sucesso aos jovens parlamentares e colocaram o Legislativo à disposição dos vereadores, agora conselheiros mirins.
Borges comentou que a Unochapecó possui inserção regional fortemente marcada pela Macrorregião de Saúde Grande Oeste de Santa Catarina, abrangendo 78 municípios, incluindo Chapecó e São Lourenço
As duas propostas foram aprovadas por unanimidade.
O presidente da Casa Legislativa, vereador João Suldowski (PP), citou que no último domingo (6), a equipe do São Lourenço Futebol Clube sagrou-se campeã da Copa Liga Chapecoense
Sistema de cronometragem eletrônica, grades, sonorização, narração, confecção de troféus e medalhas, entre outros, no valor de até R$ 40.500,00, assegurará a realização do evento.
Os jovens participaram de dinâmicas para elaboração de discursos, além de reconhecer demandas da comunidade e buscar possíveis soluções para estas demandas.
O vereador Jader Ioris (PP), disse que a realização de festividades em comemoração à Páscoa já é tradição no município, e cita como exemplo a encenação da Paixão de Cristo.