A próxima reunião ordinária da Câmara Mirim será no dia 27 de setembro às 14h.
Os vereadores mirins de São Lourenço do Oeste se reuniram na tarde desta quinta-feira (24), para mais uma sessão ordinária do programa Parlamento Jovem, edição de 2023. Esta foi a 5ª reunião ordinária do ano, realizada no Plenário da Câmara Municipal.
O presidente do Legislativo lourenciano, vereador Rennã Fedrigo, fez a abertura da Sessão, desejando sucesso aos jovens parlamentares e parabenizando pelos trabalhos que vem sendo realizados por eles dentro e fora das escolas.
Quem também utilizou a tribuna foi o novo comandante da Polícia Militar de São Lourenço do Oeste, Major Daniel Santoro, que enalteceu a iniciativa do Legislativo em oportunizar essa experiência aos estudantes e enfatizou o papel da PM junto às escolas, especialmente com a realização do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). “O programa é desenvolvido em parceria escola + Polícia Militar + família, onde professores, alunos, policiais e pais interagem, pedagogicamente, no processo ensino-aprendizagem, buscando, em trabalho extracurricular, a formatação de uma rede protetiva, que viabilize a potencialização de grupos sociais sadios, buscando a perspectiva de um amanhã digno de ser vivido”, disse ele, colocando a sede da PM à disposição dos jovens parlamentares.
Na Ordem do Dia, duas indicações foram apresentadas. Uma delas é do vereador mirim José Carlos Silva de Souza Neto, que sugere à Secretaria de Educação a implantação do projeto Educação Financeira nas escolas municipais. “Promover a educação financeira de jovens em parceria com a instituição Cooperativa Sicredi, visando fornecer conhecimentos e habilidades para que os jovens possam tomar decisões financeiras conscientes e responsáveis”, comenta ele sugerindo que seja realizada ainda orientação por meio de palestras sobre o tema em escolas públicas para alunos do 6º ao 9º ano. “Precisamos falar sobre a importância de poupar dinheiro desde cedo. Mostrar como economizar uma parte da mesada ou do dinheiro recebido em atividades extras. Ensinar sobre diferentes opções de contas de poupança e como os juros compostos podem ajudar o dinheiro a crescer ao longo do tempo”, disse ele.
Já a outra indicação é da vereadora mirim Isabella Borges, solicitando a implantação de redutores de velocidade em frente à Escola Cora Coralina. “Com o intuito de proteger os alunos da Escola Irmã Cecília, e também do CEIM Cora Coralina, trazendo aos mesmos maior segurança e proteção, em razão do asfalto recém-feito em frente à escola, onde o fluxo de automóveis é intenso e alguns motoristas trafegam em alta velocidade”, enfatiza a jovem afirmando ainda que a pavimentação asfáltica traz muitos benefícios, bem como a valorização do bairro, porém se torna perigoso, devido ao fluxo de veículos. “Essa medida será de grande proteção para todos e preservar vidas de possíveis acidentes”, conclui.
A próxima reunião ordinária da Câmara Mirim será no dia 27 de setembro às 14h.
As duas entidades são Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, em conformidade com a Lei Federal 13.019, de 31 de julho de 2014.
Borges comentou que a Unochapecó possui inserção regional fortemente marcada pela Macrorregião de Saúde Grande Oeste de Santa Catarina, abrangendo 78 municípios, incluindo Chapecó e São Lourenço
As duas propostas foram aprovadas por unanimidade.
O presidente da Casa Legislativa, vereador João Suldowski (PP), citou que no último domingo (6), a equipe do São Lourenço Futebol Clube sagrou-se campeã da Copa Liga Chapecoense
Sistema de cronometragem eletrônica, grades, sonorização, narração, confecção de troféus e medalhas, entre outros, no valor de até R$ 40.500,00, assegurará a realização do evento.
Os jovens participaram de dinâmicas para elaboração de discursos, além de reconhecer demandas da comunidade e buscar possíveis soluções para estas demandas.