Tivi São Lourenço, 26 de novembro de 2024
Gerais

VÍDEO: Empilhadeira é usada para remoção de carros estacionados em local indevido em SC

PM de Laguna afirma que ações são feitas 'de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro'. Especialista afirma que empilhadeira pode ser usada neste caso.

Por g1 SC

Atualizado em 04/01/2023 | 09:00:00

O uso de uma empilhadeira para a remoção de carros estacionados de forma irregular chamou a atenção em Laguna, no Sul catarinense. Moradores fizeram vídeos mostrando a máquina em ação no sábado (31).

A prefeitura afirmou que o trabalho é de responsabilidade da PM. Já a Polícia Militar disse por nota que as ações "são feitas de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro" (veja a nota na íntegra abaixo).

Os vídeos dos moradores mostram a empilhadeira elevando carros na região do Mar Grosso. Os veículos são carregados pela máquina e colocados em um guincho.

O servidor do Detran e policial militar Atanir Antunes afirmou que a remoção por empilhadeira pode ser feita, desde que prevista no contrato com a empresa que executa o serviço.

“Tem aqueles carros, aqueles veículos que ficam entre um e outro, estacionados de forma irregular, não tem como guincho, com a plataforma, chegar e removê-lo para cima do caminhão-guincho. Então, nesses casos, sendo previsto no contrato, pode uma empilhadeira, com aquelas garras, tirar o veículo do meio daqueles veículos que estão lá parados e levar para cima da plataforma do caminhão-guincho", explicou Antunes.

“Isso é previsto, isso pode fazer. Só que, é claro, a empresa é responsável por qualquer dano, qualquer avaria, no veículo que está sendo removido”, completou.

Nota da PM

As ações da Polícia Militar são feitas de acordo com o código de trânsito brasileiro (CTB). Portanto, as medidas de lavratura de autos de infração e remoção dos veículos são feitas com base na legislação. No entanto, a maneira como a remoção dos veículos será executada caberá a cada empresa responsável pelo serviço, devendo esta ser realizada com critério de proteção ao patrimônio.

NOTÍCIAS RELACIONADAS