Quem convida paga ou divide o valor? Cris Salvi explica como funciona.
Quem senta na ponta, paga a conta. E quem senta ao lado, paga dobrado? As frases são comuns e tradicionalmente ditas na hora de uma brincadeira, mas você conhece as regras de etiqueta sobre quem deve pagar a conta, em um restaurante ou barzinho, por exemplo?
A jornalista, consultora e professora de etiqueta, com formação pela Escola Brasileira de Etiqueta de São Paulo, Cristiane Salvi, explica que quem convida é que deve pagar a conta.
“O que é importante a gente pensar quando convida alguém para ir a um restaurante? Ou como organizar a ida a um restaurante, quem convida? Por exemplo, quem convida, pela primeira vez principalmente, é quem paga a conta. A questão da divisão das contas é um acordo, mas sempre lembrando que os homens, é legal serem cavalheiros e se oferecerem para pagar. Puxar a cadeira ou abrir a porta do carro também”, destaca Cris.
A professora também fala que as regras estão dentro da etiqueta, mas atualmente, nem sempre acabam sendo levadas à risca, já que pode haver um acordo entre quem vai pagar ou uma divisão do total de valores.
Durante a participação no Fala Mais, podcast produzido pelo time do Oeste Mais, Cris brinca ao dizer que no primeiro encontro, o homem certamente deve pagar a conta. “Não sejam tão modernos a ponto de querer dividir a conta, senão não vai haver um segundo encontro”, descontrai.
Entre outras dicas, ela destaca que durante a ida a um restaurante, por exemplo, o homem é quem deve chamar o garçom e fazer o pedido, assim como pode gentilmente, puxar a cadeira para a mulher sentar. “É lindo ver um homem fazer essas gentilezas”, diz a jornalista.
Esse e outros assuntos como etiqueta sobre o uso do celular, roupas para ocasiões especiais e como recepcionar alguém em casa foram expostos durante o bate-papo da última quinta-feira, dia 14. Confira o episódio abaixo:
Valdecir de Oliveira está em tratamento contra câncer há cinco anos e sofreu AVC, ficando impossibilitado de trabalhar.
Ministros formaram maioria para manutenção da prisão do ex-jogador nesta sexta-feira (22); placar da votação está 7 a 1
Natacha Horana, ex-bailarina do Faustão, foi detida pela Guarda Municipal de Balneário Camboriú em julho de 2020 durante a pandemia, quando aglomerações eram proibidas
Aeromusic promove shows, saltos de paraquedas e vôos panorâmicos
Em outubro, vencimentos dele foram de R$ 110 mil, de acordo com dados disponíveis no portal do Tribunal de Justiça.
A ave pré-histórica takahē foi reinserida na natureza e já acumula novos filhotes